Com a globalização, o agronegócio tem enfrentado fortes mudanças, principalmente na forma de comprar insumos e comercializar seus produtos. Quer ver como isso é verdade?
Pergunte a seus pais ou avós, como eles comercializavam soja há 15-20 anos. É bem provável que eles irão responder que entravam em contato com os compradores e que eles passavam o preço da saca e geralmente eles conseguiam segurar esse preço por uma semana ou até mais. Naquela época a bolsa funcionava por telefone. E hoje? Você consegue comercializar soja assim?
Com o advento da tecnologia e difusão da internet, o mundo ficou sem fronteira. As informações são em tempo em real e os preços sofrem variação várias vezes ao dia, sendo impactadas por notícias do mundo inteiro (políticas, declarações de autoridades, clima, relatórios de bancos, variações cambiais, etc) e que tem efeito direto tanto no preço dos insumos (custo de produção), quanto nos preços pelos quais vendemos nossos produtos.
A única forma de se mitigar esses impactos é por meio da gestão. A gestão nada mais é do que você maximizar a utilização dos recursos (financeiros, máquinas e mão de obra) que você tem, visando o lucro (ou minimização de perdas). O “X” da questão é: como se fazer isso?
Através do planejamento de safra (previsão de insumos, horas máquinas, colheita), controle agrícola (pois aquilo que não é medido não é gerenciável) e do controle financeiro (principalmente a questão de custos e fluxo de caixa).
Somente assim é que o produtor rural conseguirá comercializar melhor seus produtos, reduzindo seus custos, buscando mais margem (lucro) e minimizando os impactos daquilo que não está em suas mãos, mas que interferem diretamente no seu negócio.
Thiago Afonso
Fundador Tag Agro – Gestão de Agronegócio