A gestão de um negócio seja ele do setor primário ou não exige um olhar aguçado. Gerir um empreendimento muitas vezes exige um esforço de múltiplas habilidades e disponibilidade em tempo integral.
Algumas características são chaves para um gestor: perspicácia, firmeza, atitude; todas elas atreladas a uma enorme força de vontade. Para gerir é preciso deixar de lado a preguiça quando esta surgir e estar sempre disposto a encarar o novo sem medo.
Por este motivo as crises são os períodos em que eles entregam os melhores gestores. Nesses momentos, quando a situação parece sair do controle e quando se está sob pressão é que temos a oportunidade de destaque, pois levar adiante um empreendimento em tempos de abundância é muito fácil, mas tocar seu negócio em meio a escassez é que faz de você bom.
Limitações de recursos, adversidades climáticas e falta de mão de obra qualificada são alguns dos fatores que para um bom gestor permite inovar e mostrar seu trabalho, mas para quem não está preparado é um momento de desespero e baixas perspectivas.
Devemos olhar sempre para as crises como um momento de oportunidades, buscando sempre soluções práticas para os problemas que aparecerem e manter o otimismo mesmo que pareça impossível. A gestão sempre será um desafio e as respostas para as crises sempre estarão na criatividade dos melhores.
Giovana Rosso para TagAgro
giovana.trosso@gmail.com
@gr.consultoriaadm
(67) 998677621